Rádio Comunidade Viva FM
Ouvir

Limpeza geral do Aeroporto Salgado Filho deve ser concluída até domingo, diz Fraport

Data para reabertura do terminal depende de avaliação das condições da pista, que será concluída em até 45 dias. 134 voos operam semanalmente no RS e em SC emergencialmente. Expectativa pela limpeza do terminal e pelos testes na pista do Salgado Filho

A limpeza geral do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, deve ser concluída até o próximo domingo (16), de acordo com a Fraport, concessionária que administra o terminal, fechado por tempo indeterminado.

📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp

A empresa informou que a limpeza inclui o terminal de passageiros, a pista de pouso e decolagem e a área de manobra das aeronaves. Depois será iniciada a higienização das áreas técnicas, como área de manejo de bagagens e centrais de dados.

LEIA TAMBÉM:

Rodoviária de Porto Alegre retoma viagens interestaduais após 40 dias de suspensão por causa das enchentes

Terminal de cargas do Aeroporto Salgado Filho abre para acesso de veículos de transporte após enchentes

ANTES E DEPOIS: veja como estava o aeroporto de Porto Alegre durante enchente e como ficou com a limpeza

Mesmo com os espaços limpos, a reabertura do aeroporto ainda segue sem data definida. Isso ocorre porque a pista foi alagada e segue em análise por um prazo de até 45 dias, de acordo com Tiago Sousa Pereira, diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

"Como ficou muito tempo inundado, né? A gente tem uma preocupação com segurança muito grande pra avaliar se teve alguma, se essa inundação gerou algum dano à estrutura, algum dano estrutural da pista, né? A nossa previsão de teste, do resultado desses ensaios que já estão acontecendo, é de ter resultados em até 45 dias", afirma.

Aeroporto Internacional Salgado Filho segue em trabalho de limpeza

Reprodução/RBS TV

O terminal segue sem energia elétrica, e as subestações que fazem a distribuição para o local precisarão ser reconstruídas, após os transtornos causados pelas inundações.

Ações e cobranças

O coordenador do Conselho de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Aderbal Fernandes Lima, cobrou da concessionária uma data de reativação dos embarques e desembarques tanto de cargas como de passageiros.

Ele afirmou que está otimista com a possibilidade de retomada de voos entre agosto e setembro e detalha que, em razão das enchentes e dos temporais, que deixaram 175 mortos no estado, 40% das exportações caíram em maio.

"Nós estamos fazendo uma ginástica imensa e, com isso, no mês de maio a exportação despencou mais de 40% no nosso caso, e imagino que isso se estenda para a maioria das empresas também", disse.

Um prazo havia sido estimado pelo Governo Federal, em 3 de junho, quando afirmou que haveria a reabertura no Natal.

A Anac também confirmou a ampliação do número de voos na Base Aérea de Canoas, onde a Fraport vem operando de forma emergencial. Dos cinco voos diários atualmente, o terminal vai ampliar para sete. As operações devem ser autorizadas até o final de semana.

Aeroporto de Porto Alegre segue sem energia elétrica

Reprodução/RBS TV

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS