Rádio Comunidade Viva FM
Ouvir

Espetáculo no mar: fotógrafo flagra salto de baleia-jubarte no litoral de SP; veja VÍDEO

Registro foi feito em Ilhabela, no Litoral Norte paulista. Ao g1, Rafael Mesquita contou que ficou impressionado com o salto, apesar de já ter visto várias vezes. Fotógrafo flagra salto incrível de baleia jubarte no Litoral Norte de SP

A temporada de avistamento de baleias nas praias do Litoral Norte de São Paulo segue rendendo registros históricos dos mamíferos. Na última segunda-feira (10), o fotógrafo profissional Rafael Mesquita Ferreira conseguiu flagrar o salto de uma baleia-jubarte em Ilhabela (SP).

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp

Nas imagens, é possível ver a baleia saltando com o corpo inteiro para fora d'água. Em seguida, o animal deu um giro no ar antes de retornar para a água (veja o vídeo acima).

O flagra de Rafael foi feito enquanto ele estava tentando fazer imagens de raias manta, que fazem parte de um projeto de pesquisa do profissional. No momento, ele conta que foi pego de surpresa, pois não sabia que estava próximo da baleia.

"No momento desse vídeo, a gente estava fazendo outra coisa. Inclusive, eu estava com o drone no ar procurando raia manta e tinha algumas na região. Eu estava com o drone fazendo a imagem delas. E aí essa baleia saltou do lado, perto da gente, do barco", relatou Mesquita.

Fotógrafo flagra salto incrível de baleia jubarte no litoral norte de SP

Rafael Mesquita Ferreira

Ao perceber o movimento da baleia, Rafael deixou o drone no ar e correu para pegar a câmera com a lente teleobjetiva -- capaz de fazer registros à longa distância -- e conseguiu capturar os movimentos do animal.

O momento foi classificado como "sorte" por Rafael, que está acostumado a fazer imagens de animais nas praias do Litoral Norte paulista. Apesar de ser algo frequente para ele, o profissional conta que sempre se emociona.

"Para mim é sempre emocionante, como se fosse sempre a primeira vez que eu vejo. Eu já acostumei, já vi milhares de salto de baleias, mas todos eles são como se fossem o primeiro, porque é um animal muito impressionante. Você vê um bicho que pode chegar a quase 40 toneladas saindo inteiro fora d'água, é uma coisa muito impressionante. Eu sempre fico emocionado, sempre me arrepio", narrou.

No dia, Rafael conta que conseguiu fazer imagens das raias mantas e que conseguiu avistar outras baleias nadando e borrifando água normalmente.

As baleias-jubarte passam pela costa da região todos anos. Especialistas apontam que as primeiras aparições acontecem em abril, mas se intensificam em maio, quando se dá o início da temporada. Junho e julho são o pico da passagem das baleias - os meses com o maior número de animais no litoral paulista.

As jubartes são animais de grande porte, com média de 16 metros e mais de 40 toneladas. Elas vivem 60 e 80 anos e não são consideradas agressivas - não há até hoje registro de ataques contra humanos. Mesmo assim, há uma série de orientações que devem ser seguidas no turismo de observação - clique aqui para ver quais.

Fotógrafo flagra baleia-jubarte nadando no meio de cardume de raias no litoral de SP

Rafael Mesquita Ferreira

Cardume de raias

Há pouco mais de um mês, Rafael conseguiu flagrar uma baleia jubarte nadando com um cardume de raias em São Sebastião (SP), entre as praias da Barra do Sahy e de Juquehy.

O fotógrafo profissional conta que foi ao local com um drone para fazer imagens aéreas. Após encontrar as baleias e levantar o equipamento, porém, ele avistou um grande grupo de raias.

Fotógrafo flagra baleia-jubarte nadando no meio de cardume de raias no litoral de SP

Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

NOTÍCIAS MAIS LIDAS