Notice: Undefined index: rank in /home2/estacaoradio/public_html/comunidadevivafm/noticia.php on line 40
Rádio Comunidade Viva FM Rádio Comunidade Viva FM
Ouvir

Aeroporto de Porto Alegre volta a funcionar depois de quase 6 meses

O Aeroporto Salgado Filho ficou mais de 20 dias inundado durante a enchente de maio de 2024. A água danificou a pista e toda a estrutura do térreo, causando um prejuízo estimado em até R$ 450 milhões. Aeroporto de Porto Alegre volta a funcionar depois de quase 6 meses

Reprodução/TV Globo

O aeroporto de Porto Alegre voltou a funcionar depois de quase seis meses fechado.

A pista do principal aeroporto gaúcho está de volta à ativa. No desembarque, houve festa para receber os passageiros.

"Eu vim a trabalho. Não tinha ideia que era o primeiro voo e foi emocionante essa chegada", afirma uma passageira.

"Nunca fui tão bem recebido na minha vida. É muito gratificante fazer parte disso e incentivar as coisas a darem certo para o povo do Sul”, diz Daniel Saddi, analista administrativo.

No desembarque, houve festa para receber os passageiros

Reprodução/TV Globo

O Aeroporto Salgado Filho ficou mais de 20 dias inundado durante a enchente de maio de 2024. A água danificou a pista e toda a estrutura do térreo, causando um prejuízo estimado em até R$ 450 milhões.

A Base Aérea de Canoas e aeroportos regionais absorveram parte da demanda de voos durante as obras de recuperação, que começaram em julho.

Aeroporto Salgado Filho ficou mais de 20 dias inundado durante a enchente de maio de 2024

Reprodução/TV Globo

Hoje, pouco mais da metade da pista está pronta, o suficiente para garantir a operação de voos domésticos das 8h às 22h. As obras vão continuar até dezembro para a retomada dos voos internacionais.

A quantidade de voos vai aumentando gradativamente. Para esta segunda-feira (21), estão programados 71 pousos e decolagens em voos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Em novembro, esse número vai chegar a 122 operações, com a circulação de 15 mil passageiros por dia. Mas a estimativa do governo do estado é que a oferta de passagens só alcance o patamar pré-enchente em abril de 2025, com cerca de 22 mil passageiros.

"Tem um impacto econômico bastante relevante no turismo, como tem para os negócios. Então, agora, a gente faz esse grande esforço para que todos retomem as suas atividades e operações aqui presencialmente no Rio Grande do Sul”, diz Eduardo leite, governador do Rio Grande do Sul.

A reabertura é comemorada na Serra Gaúcha, que abre, nesta semana, mais uma temporada de fim de ano.

"Estamos a mil esperando todo o público que vem sentir a magia do Natal em Gramado e Canela”, afirma Carina Santos, gerente de vendas de hotéis.

Canela (RS)

Reprodução/TV Globo

LEIA TAMBÉM

Reabertura do Aeroporto Salgado Filho: veja cronologia desde o fechamento do terminal após pior enchente do RS

Aeroporto Salgado Filho prepara retomada dos voos comerciais para segunda-feira (21)

NOTÍCIAS MAIS LIDAS